Warning: Undefined array key 1 in /www/wwwroot/aadas.org/wp-content/plugins/woordle/core/Woordle_CTP.php on line 48
Aprenda | AADAS

Quem não se comunica, se trumbica

Abelardo Barbosa (Chacrinha)

Você já parou para pensar na importância da comunicação em sua vida?

Pois é, tudo é comunicação. Agora, já pensou em quem tem que, constantemente, usar de estratégias alternativas para se comunicar, por que a sua língua não é conhecida pela maioria das pessoas? Não pensou ainda? Pois você chegou ao lugar certo!

Acesso

Aqui e em nossas redes sociais você terá acesso a bastante conteúdo sobre a Comunidade surda. Mas, para conhecer melhor o surdo, sua cultura e sua língua, a melhor forma é ingressar em um dos nos nossos cursos de LIBRAS

Quero fazer o curso

VOCÊ SABIA....

que o termo SURDO-MUDO é rejeitado pela comunidade surda? Surdo não é mudo, ele se comunica e existem diferenças entre as formas de se comunicar, de pessoa surda para pessoa surda. É o que chamamos de diversidade surda.

VOCÊ SABIA....

que a Língua de Sinais não é universal? Assim como as pessoas ouvintes, os surdos de países diferentes, falam diferentes línguas ou tem regionalismos e sotaques dentro de um mesmo país.

VOCÊ SABIA....

que a Língua de Sinais tem uma estrutura gramatical e sintaxe próprias, muito diferente do português? Muitas pessoas acreditam que a LIBRAS é o Português feito com as mãos, que os sinais substituem as palavras desta língua. Chamamos isso de português sinalizado. É importante deixar bem claro que é errado o uso do português

VOCÊ SABIA....

A questão da comunicação está em segundo lugar no ranking dos maiores medos do ser humano? Sem uma boa comunicação temos dificuldades para aprender, para nos relacionar, para viver. E os surdos vivem dificuldades constantes de comunicação não por que não desenvolvem sua língua, mas por que a maioria ouvinte não aprende a Língua de Sinais para serem seus parceiros de comunicação. Assim, eles passam por nós sem poder se comunicar, porque nós não conhecemos sua língua.

VOCÊ SABIA....

que surdo pode ouvir e falar? Estranha esta afirmação não é? Mas, é fato que, os surdos podem se beneficiar de recursos tecnológicos e terapias especializadas, podendo desenvolver a audição e a fala. Mesmo assim, sempre incentivamos que os surdos oralizados, também desenvolvam sua identidade e cultura surda, entendendo que a “deficiência” é no caso, apenas uma diferença, das milhares que todos nós temos.

VOCÊ SABIA....

que além de aprender a dizer seu nome em LIBRAS, você pode ter um sinal próprio? Todos os surdos que usam a LIBRAS para se comunicar tem um sinal para representar a si mesmo, como se fosse o seu apelido em LIBRAS. Ouvintes também podem ter seu sinal próprio. Mas, para isso, precisam ser batizados pelos surdos.

VOCÊ SABIA....

que acessibilidade em Libras é obrigatória? A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura. Uma das obrigações importantíssimas é a de que os serviços de empresas ou órgãos públicos ofereçam acessibilidade para as pessoas com deficiência.

LIBRAS

Quer saber mais?

Venha fazer curso de LIBRAS com a gente. Aqui você aprenderá não só a LIBRAS, mas principalmente quem é o surdo e se tornará seu parceiro de comunicação.